O RSS é um formato de distribuição de informações pela Internet. Ao usar RSS, você fica sabendo imediatamente quando alguma novidade é publicada no site sem que você tenha de navegar até ele.

O retângulo cor de laranja com as letras RSS >>rss(ou o ícone rss) indica que este site pode ser linkado dinamicamente. Para isto, você deverá usar um leitor de RSS, já disponível nos navegadores de última geração, como o Firefox 2 ou o Explorer 7.

Firefox

Com o Firefox 2, ao clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o retângulo laranja rss (ou o ícone rss) abre-se uma janela solicitando o local onde vc quer inscrever esse rss, conforme figura abaixo:

No Internet Explorer 7, ao clicar no retângulo laranja rss (ou o ícone rss) com o botão esquerdo do mouse, abre-se o conteúdo deste arquivo. No alto da página há uma opção para assinar este feed (subscribe to this feed). Clique ali e abra a janela conforme a figura abaixo.


Nos browsers mais antigos, apenas o Firefox permite fazer uso desta tecnologia. Acompanhe os passos para fazer um link dinâmico usando o Firefox 1.5:

1. Clique com o botão direito do mouse sobre o rsse copie o link.

2. Clique em Bookmarks/ Manage Bookmarks.

3. No Bookmarks Manager, escolha File/New Live Bookmark.

4. Nas propriedades do novo live bookmark, escreva Studium para o 'Name' e http://www.studium.iar.unicamp.br/studium.xml para 'Feed Location'. O campo 'Description' é opcional. Dê OK.
5. Verifique na aba 'Bookmarks' a presença do novo Bookmark dinâmico.

6. Ao colocar o mouse sobre ele, veja os títulos dos últimos artigos publicados.