O reflexo
Pensar a identidade latino-americana é como ver um espelho que reflete uma forma, a própria, enquanto esconde outra: a daquele que não é como eu, mas me representa imaginariamente, ou seja, através de meu pensamento e de minha cultura. O reflexo oculta, assim, uma alteridade em que se fundem todos os opostos e contradições possíveis da história da integração das múltiplas etnias que habitam o espaço latino-americano.
Não se trata de uma integração absoluta já que sua diversidade etnográfica é uma das fontes de sua riqueza e miséria, da grande disparidade entre setores e grupos sociais, divididos em múltiplas parcelas cujas diferenças levaram a uma sucessão de conflitos de escala continental, dadas as semelhanças e deficiências em nosso processo de desenvolvimento.
Com base nestas considerações, podemos observar um conjunto de imagens de fotógrafos latino-americanos. Imagens criadas entre o final dos anos cinqüenta e princípio dos anos oitenta do século passado e integradas numa coleção composta pelo Conselho Mexicano de Fotografia, por ocasião dos I e II Colóquios Latino-Americanos de Fotografia. Atualmente, tais imagens integram o Centro da Imagem da cidade do México. O valioso acervo contém, aproximadamente, 2000 peças que dão conta de um período decisivo para o nosso continente por representarem a possibilidade de uma visada transversal e em perspectiva da produção de numerosos fotógrafos latino-americanos. Também permite associar tais obras à história do continente, graças à notável relação com os movimentos sociais e culturais da época.
Recentemente, o Centro da Imagem organizou e apresentou a mostra: Revelación, revuelta y ficción. Hecho em Lationoamerica, para comemorar o trigésimo aniversário do I Colóquio Latino-Americano de Fotografia (http://www.zonezero.com/exposiciones/fotografos/revyficcion/) com o objetivo de iniciar um estudo sistemático do referido acervo. Suas possibilidades de leitura convergem para o foco e intenções deste artigo: pensar, até aonde seja possível e com base em temáticas específicas, as coincidências e diferenças de nosso âmbito geográfico e cultural.