Referências bibliográficas
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: KOTHE, Flávio R. (Org). Sociologia. São Paulo: Ed. Ática, 1985. p.219-240.
FLUSSER, Vilém. Para uma escola do futuro. Revista FACOM, São Paulo, n.15. Segundo semestre de 2005. Trad. Rubens Fernandes Junior. p.4-7.
GERNSHEIM, Helmut. A concise history of photography. 3. ed. New York: Dover Publications. 1986.
________ . The origins of photography. 3.ed. New York: Thames and Hudson. 1982.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 2. ed. Tradução Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva. 1987.
________ . A tensão essencial. Tradução Rui Pacheco. Lisboa: Edições 7, 1977.
NEWHALL, Beaumont. The history of photography. 5. ed. New York: The Museum of Modern Art. 2002.
THE PENCIL of nature: a new discovery. Corsair: gazzete of literature, art, dramatic cristicism, facshion and novelty [online]. New York: EUA. 13th april 1839. Disponível em http://www.daguerreotypearchive.org. Acesso em 17 de setembro de 2010.
PHOTOGENIC drawings. Foreign quarterly review [online]. London: England. April 1839. Disponível em http://www.daguerreotypearchive.org. Acesso em 17 de setembro de 2010.
PHOTOGRAPHY: its origin, progress, and its present state. National magazine [online]. New York: EUA. November 1852. Disponível em http://www.daguerreotypearchive.org. Acesso em 17 de setembro de 2010.
PINTO DE OLIVEIRA, José Carlos. História da ciência e história da arte: uma introdução à teoria de Kuhn. Campinas, SP: UNICAMP/IFCH, 2005. 30 p. (Primeira Versão, v.134)
________. Kuhn e a revolução historiográfica na ciência e na arte. Campinas, SP: UNICAMP/IFCH, 2008. 36 p. (Primeira versão, v.138)
POE, Edgard Allan. The Daguerreotype. Alexander´s weekly messenger [online]. Philadelphia: EUA. 15th January 1840. Disponível em http://www.daguerreotypearchive.org. Acesso em 17 de setembro de 2010.
ROSSI, Paolo. A ciência e a filosofia dos modernos: aspectos da revolução científica. Tradução Álvaro Lorencini. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.
________. Naufrágios sem espectador: a idéia de progresso. Tradução Álvaro Lorencini. São Paulo: Editora da UNESP,2000.
ROUILLE, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. Tradução Constancia Egrejas. São Paulo: SENAC, 2009.
TOWSON, John T. The history of photography to the Year 1844. Transactions of the historic society of Lancashire and Cheshire [online]. v.5. Liverpool: England. 1865. Disponível em http://www.daguerreotypearchive.org. Acesso em 17 de setembro de 2010.