Studium 35

studium 35

fechar expediente

Expediente Studium 35
ISSN: 1519-4388
novembro de 2013

Imagem da capa: "la pared invisible / Chemo (2002)", de Ana de Orbegoso
(Coleção Joaquim Paiva)

Coordenação Editorial: Fernando de Tacca
Comissão Editorial: Iara Lis Schiavinatto e Mauricius Farina
Assistente Editorial e Revisão: Paula Cabral Tacca
Consultoria Bibliográfica: Maria Lúcia N. D. Castro
ß-tester PC: Rogério Simões da Cunha
Estagiário: Gabriel Pereira
Suporte Técnico e Programação: Daniel Roseno da Silveira
Webmaster e designer: Lygia Nery

Conselho Editorial:

Adilson Ruiz
Eduardo Castanho
Francisco da Costa ( FUNARTE/RJ)
Haenz Quintana Gutierrez ( UFSC)
Hélio Lemos Sôlha ( UNICAMP)
Helouise Costa - ( MAC/USP)
Joel La Lana Sene; ( USP)
Luiz Eduardo Robinson Achutti ( UFRGS)
Massimo Canevacci - (Universidade La Sapienza, Roma)
Maria Eliana Facciolla Paiva - (ECA / USP)
Milton Guran ( Cândido Mendes/RJ)
Rubens Fernandes Junior ( FAAP/SP)

Laboratório de Media e Tecnologias de Comunicação
Dpto. de Multimeios / Instituto de Artes da Unicamp

fechar

Editorial


Studium 35 traz nessa edição oito textos selecionados a partir da convocatória lançada para o II Seminário Studium: Coleções Fotográficas, sendo que destes, quatro foram selecionados para apresentação presencial e publicação, e os outros quatro, selecionados para compor a atual edição. O tema proposto teve o objetivo de, além de apresentar coleções e exposições orais que tratassem e elucidassem o recorte, instigar e incentivar pesquisas sobre coleções fotográficas e acervos com características de coleção.

O seminário foi transmitido online e aproveitamos para trazer também, aqui, todo o conteúdo das mesas para aqueles que não puderam acompanhar os debates nos dias e horas do evento. Então, colocamos à disposição do nosso público a excelência das apresentações, que trouxeram uma grande contribuição para o tema e apontaram novas perspectivas de estudos, ainda pouco exploradas no nosso país. Assim, estiveram presentes Helouíse Costa, Eder Chiodetto, Anna Carboncini, Martine Birnbaum, Sofia Fan, Boris Kossoy, Rubens Fernandes Junior, Rosely Nakagawa e Joaquim Paiva.

Também trazemos uma entrevista com a convidada internacional, Tereza Siza, que fez a abertura do evento. A entrevista conduzida por Iara Lis Schiavinatto e Eduardo Costa nos permite conhecer a trajetória do Centro Português de Fotografia e o processo de composição de sua reconhecida coleção fotográfica realizada sob o comando de Tereza Siza. E também a própria trajetória da nossa convidada.

Nos textos, os temas passam por questões de coleções conhecidas, como é o caso da Coleção Pirelli/MASP, tratada no texto de Eric Danzi Lemos; e também por coleções ainda pouco conhecidas, como é o caso da Coleção do Clube da Objetiva (1970-1989): hoje no Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS-GO), debatida no artigo de Ana Rita Vidica Fernandes, e também o caso da produção contemporânea da Agência Ensaio, de João Pessoa, na Paraíba, apresentada no texto de Felipe Gesteira e Cláudio Cardoso de Paiva. Ao trazer esses artigos também estamos pensando na divulgação da produção fotográfica que muitas vezes não chega aos eixos centralizadores da cultura visual em nosso país. Cleidiana Ramos nos mostra como a presença das fotografias de festas populares ocorridas em Salvador, Bahia, foram publicizadas pelo Jornal A Tarde e hoje fazem parte do grande acervo do jornal, abrindo um novo campo para a antropologia da mídia.

No espaço dos acervos, o artigo de Eduardo Costa adentra um dos mais importantes espaços de construção identitária de nosso país, o arquivo fotográfico do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e nesse sentido, também o artigo de Renato Athias indica a importância da Coleção Etnográfica Carlos Estevão de Oliveira do Museu do Estado de Pernambuco, principalmente por contemplar a produção de Curt Nimuendajú. O texto de Erika Zerwes analisa álbuns fotográficos sobre a Primeira Guerra Mundial e sua circulação na Alemanha pós-guerra, indicando existências da cultura visual posterior calcada na fotografia. Ainda no campo internacional, Andreas Valentin aprofunda a análise sobre uma coleção fotográfica realizada no Peru, no século XIX, presente no O Museu de Etnografia de Berlim, e realizada pelos alemães Charles Kroehle e George Huebner.

Aos nossos leitores, desejamos uma boa leitura dos textos e que possam também acompanhar a qualidade das palestras no II Seminário Studium: Coleções Fotográficas. Agradeço especialmente à Comissão Organizadora e a Comissão Científica, assim como a todos que colaboraram para a realização do evento. O seminário teve apoio da FAPESP e do FAEPEX/Unicamp, e foi uma realização conjunta com o MAV/Unicamp (Museu de Artes Visuais da Unicamp).

Fernando de Tacca


fechar

Editorial

resumo/abstractDo arquivo profissional para o museu de arte: a ressignificação das imagens de Theodor Preising na Coleção Pirelli/MASP de Fotografia
Eric Danzi Lemos

resumo/abstractO arquivo fotográfico do IPHAN: um saber visual da cultura brasileira
Eduardo Costa

resumo/abstractA fotografia como testemunha e arquivo: dos sofisticados usos da imagem fotográfica nas coleções de imagens da Primeira Guerra Mundial
Erika Zerwes

resumo/abstractA coleção de fotografias Kroehle-Huebner do Museu de Etnologia de Berlim
Andreas Valentin

resumo/abstractAs fotografias dos índios do Rio Negro de Curt Nimuendajú do acervo fotográfico da Coleção Etnográfica Carlos Estevão de Oliveira do Museu do Estado de Pernambuco
Renato Athias

resumo/abstractRastros festivos: festas populares no acervo de imagens do Jornal A Tarde
Cleidiana Ramos

resumo/abstractColeção Clube da Objetiva (1970-1989): de uma sala com materiais de limpeza ao Museu da Imagem e do Som
Ana Rita Vidica Fernandes

resumo/abstractA arte fotográfica conspira em favor da memória política e sentimental da cidade
Felipe Gesteira e Cláudio Cardoso de Paiva