Nas asas da mariposa: exibindo a obra de José Oiticica Filho

Resumo

Em 2007, no Centro de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro foi realizada a primeira grande retrospectiva da obra de José Oiticica Filho (1906-1964) desde 1983. Tratava-se de uma expressiva mostra da obra de um fotógrafo que, até hoje, ainda é pouco conhecido e, menos ainda, pesquisado.
Um dos grandes inovadores da fotografia brasileira nos anos 50 e início dos 60 do século XX, JOF se aproximou da fotografia através de sua atividade principal, a de entomólogo pesquisador do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Suas primeiras imagens são registros precisos e científicos de espécies de insetos.
Na década de 50, JOF se associou a fotoclubes no Brasil e no exterior. Através desse circuito, sua obra foi mostrada em centenas de exposições nacionais e internacionais. Unindo o rigor científico a esmero técnico, disciplina e método, o fotógrafo buscava superar o fotopictorialismo acadêmico e dotar suas imagens de uma profunda inquietação intelectual e artística. O resultado são imagens marcantes que pontuam não apenas a história da fotografia no Brasil, como também, a partir da sua participação nos movimentos construtivistas, a própria história das vanguardas brasileiras.
Serão apresentados aqui alguns aspectos da obra de JOF e como ela foi exibida na exposição.
O tema adquire ainda maior relevância após o incêndio ocorrido no acervo de Helio Oiticica onde também estavam abrigadas as impressões originais, negativos, pinturas e escritos de JOF.

Abstract

In 2007, the Centro de Arte Hélio Oiticica in Rio de Janeiro housed the first large retrospective exhibition of photographer José Oiticica Filho (1906-1964) since 1983. Though still not widely known nor researched, Oiticica innovated Brazilian photography in the 1950s and early 60s. He came upon photography through his main professional activity, entomologist at the National Museum in Rio de Janeiro. His first images are precise scientific registers of insects.
In the 50s, Oiticica joined photoclubs in Brazil and abroad. Through this network his work was shown and won prizes in hundreds of exhibitions. With scientific rigor and method, he surpassed the academic pictorialist style of that circuit and began producing images that transgressed in their technique and dialogued with the Brazilian avant garde art scene.
This article deals with some aspects of his work and how it was shown in the exhibit.