fechar autores
Adílson Ruiz Alan Victor Pimenta Ana Lua Contatore Ana Mutt
Antônio Carlos da Costa A. J. Scarpinetti - Scarpa Brandon Hatton Carlino Amaral
Carolina Engler Celso Palermo Daniel Ryo Diana Dobranszky
Douglas Lambert Oliveira Eugênio Santiago Everaldo Luís Silva Fábio Fantazzini
Fernando de Tacca Gustavo Magnusson Isabel Pagano Helena Lopes
Jerônimo Noboru Juliana Engler Lúcio Camargo Lygia Nery
Marcela Formico Marcelo Eduardo Leite Marcos Perón Maria Lúcia N. D. Castro
Mariana Aiub Martinho Caires Nelson Chinalia Nenê Jeolás
Patrícia Rodolpho Roberto Berton Rogério Simões Ronaldo Entler
Ruth Almeida Susana Barreto Tatiana Gonçalves Vanda F. de Moraes
fechar editorial
Editorial Studium 25

Ao convidar um grupo de pessoas para fotografar a Unicamp tinha eu em mente que produziríamos uma visão múltipla, aberta e com uma forte marca pessoal nos ensaios fotográficos. Todos têm ou tiveram uma relação com a Unicamp, alunos de graduação, professores, funcionários, alunos de pós-graduação, fotógrafos. Todos carregam uma experiência de vida acadêmica entre passagens e permanências na territorialidade da universidade e levam consigo uma vivência afetiva e cognitiva. Nossa proposta foi para que todos fotografassem em 2006, ano que a Unicamp completa 40 anos de existência e com essa edição especial a revista Studium comemora seis anos de existência na rede.

Assim, por entre janelas de ônibus, quarenta madonas com seus recém nascidos em colo, telas científicas, noturnos, chuvas, bicicletas, livros, escrivaninha de trabalhos conhecidos, livros raros, alunos em classe, banheiros, grafites, boca da radio muda, abstrações, prédios, paisagens, músicos em descanso, primeiros planos luminosos, dançarinas em composição e em movimento, luzes, enfim, nas comemorações da universidade quarentona, múltiplos olhares foram gestados para compor dentre outras tantas atividades um quadro de nossa rica vivência universitária.

Agradeço aos colegas que aceitaram meu convite, compartilharam o ato fotográfico, e se lançaram a perceber algo mais que o dia a dia nos dá a ver na velocidade de nossas tão fugazes vidas.

Agradeço aos professores Carlos Fernandes e Eduardo Guimarães o incentivo permanente para que esse trabalho emergisse aos olhares de todos.

Fernando de Tacca

fechar apresentação

40 fotos e muito mais

As imagens  que ilustram este número especial da revista Studium são o resultado estático / “congelado” / recortado  de muito movimento / emoção / amplitude que seus autores encontraram no dia-a-dia do campus e clicaram para mostrar as várias faces da universidade no seu quadragésimo ano.

No conjunto das centenas de fotografias geradas pelos ensaios, evidencia-se um testemunho que ilumina gramados, salas, gente, perspectivas, recortes de paredes, cantos escuros  ou claros,  demonstrando, ora intenções de composição plástica, ora  registro jornalístico.

Ao mostrar o todo destes ensaios, e não somente as quarenta fotos do título do evento, a revista possibilita que a  comunidade conheça mais dos cantos/encantos/ recantos que milhares de alunos, funcionários, professores, muitas vezes, passando ao largo, deixam de observar e ao público, distante, não  se oferece ao olhar.

Para a  concretização desta proposta contamos com o empenho do professor Fernando de Tacca, atuando como catalisador das  iniciativas, interagindo com todos e, principalmente,  incentivando os participantes que  aceitaram o convite materializando  as imagens vistas, agora, nas páginas virtuais  da Studium.

Carlos Fernandes
Coordenador Executivo da Comissão Unicamp Ano 40.

voltar aos links anteriores




capas anteriores e estatísticas de acesso



rss
o que é e como usar rss

suporte

expedientevoltar aos links anteriores