"Los Sueños" de Grete Stern
Claudio Fabián Pérez
A publicação da série de fotomontagens de Grete Stern conhecida pelo nome de "Sueños", realizada para a revista "Idilio" de Editorial Abril, teve início desde seu primeiro número , em 26 de outubro de 1948. Essa publicação introduz uma página "El psicoanálisis le ayudará" na qual Gino Germani, com o pseudônimo de Richard Rest, interpretava sonhos que os leitores descreviam por carta. Foi a própria Grete Stern que propôs a técnica da fotomontagem para ilustrar os comentários.
Realizou um total de 140 fotomontagens, entregando todos os originais à editora. Quando Grete solicitou a devolução tempos depois para os expor, soube que a editora não os havia guardado. Apenas se conservaram quarenta e seis negativos de reprodução dessas fotomontagens, que correspondem quase integralmente ao primeiro ano e meio de publicação.
Na comparação desses negativos com a publicação observa-se que cinco peças foram modificadas posteriormente à publicação e, como sustenta Luis Priamo, "la segunda versión mejora siempre a la primera, y en algunos casos el tipo de modificação ilustra con mucha nitidez el énfasis significativo propuesto por Grete"[i].
Grete Stern, em "Apuntes sobre fotomontaje"[1], recorda como se desenvolvia de forma concreta o trabalho dos "sonhos": "Germani me entregaba el texto del sueño, copia fiel en la mayoría de los casos, de una de las tantas cartas que se habían dirigido a la Editorial Abril. A veces antes de comenzar mi labor, conversábamos con Germani acerca de la interpretação. Por lo general, ocurría que Germani me presentaba solicitudes referidas a la diagramação, que debía ser horizontal o vertical, o con un primer plano más oscuro que el fondo, o representando formas intranquilas. En otras ocasiones me señalaba que tal figura debía aparecer haciendo esto o lo otro; o insistía para que aplicara elementos florales o animales"[ii].
A série dos "sonhos" é a primeira experiência de importância em matéria de fotomontagem em nosso país, e entendemos ser a de maior transcendência. Ela foi exposta em diferentes países da Europa, mas nunca em sua totalidade na Argentina, ainda que muitos dos trabalhos que a compõem sejam altamente conhecidos.
[1] "Apuntes sobre fotomontaje", de Grete Stern, foi publicado em "Brújula Periódico de Artes", Núm. 3, diciembre de 1998, Centro de Arte Moderno.
[i]“A segunda versão melhora sempre a primeira, e em alguns casos o tipo de modificação ilustra com muita nitidez a significativa ênfase proposta por Grete." (NT)
[ii]"Germani me entregava o texto do sonho, cópia fiel, na maioria dos casos, de uma das tantas cartas que haviam sido dirigidas ao Editorial Abril. Às vezes, antes de começar meu trabalho, conversávamos com Germani sobre a interpretação. De maneira geral, ocorria que Germani me apresentava solicitações referentes à diagramação, que devia ser horizontal ou vertical, ou com um primeiro plano mais escuro que o fundo, ou representando formas intranqüilas. Em outras ocasiões assinalava que tal figura devia aparecer fazendo isto ou aquilo; ou insistia para que aplicasse elementos florais ou animais." (NT)