Fotografias de Joel-Peter Witkin - The Glassman - III Lilian Sagio Cezar |
Considerações Finais The Glassman pode ser considerado uma natureza-morta pós-moderna. Natureza-morta, per si, são imagens realizadas a partir de composições feitas com arranjos de frutas, flores, animais, cuja exuberante aparência tenta encobrir a característica principal desses elementos, que é a morte. Na obra em questão, a morte é disfarçada através da aparência dos olhos abertos do fotografado. A obra pode ser considerada pós-moderna no sentido de conter os elementos imagéticos necessários para fazer-se a crítica à imagem fotográfica e ao seu papel massificado e massificador desempenhado na caótica sociedade contemporânea. O olhar do jovem "punk" não é sua alteridade, não é ele como sujeito que finge ser outro em pose para foto, é o fotógrafo que age no corpo do referente dissimulando-o, fazendo-o vivo, por meio do olhar, e morto através da costura em seu peito. O jovem homem morto é o objeto da foto, em analogia aos objetos técnicos, industriais, midiáticos, aos artefatos de todas as espécies, que querem significar, serem vistos, gravados, fotografados, ou seja, tendem à imagem técnica (Flusser, 1997). O sujeito da foto é o fotógrafo. Mais uma vez Witkin consegue, por intermédio de sua obra, denunciar a ironia objetiva desse mundo caótico: "não é mais o sujeito que representa o mundo (I will be your mirror!), é o objeto que refrata o sujeito e que sutilmente, através de todas as nossas tecnologias, impõe-lhe sua presença e sua forma aleatória" (Baudrillard, 1997, p. 104). |
|
Referências Bibliográficas
BARTHES, R. A Câmara clara - nota sobre fotografia. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984.
BAUDRILLARD, J. A arte da desaparição. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997.
BOURDIEU, P. Economia das trocas simbólicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1982.
_________. O poder simbólico, Lisboa: Difel, 1989.
_________. A gênese social do olho. In : As regras da arte, gênese, estrutura do campo literário. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.
FLUSSER, V. Ensaio sobre a fotografia: para uma filosofia da técnica. Lisboa: Editora Relógio D'água, 1997.
KOURY, M. Fotografia, sentimento e morte no Brasil. In: Imagens e ciências sociais. João Pessoa: Editora Universitária João Pessoa, 1998.
________. Fotografia e a questão da indiferença. In: SONTAG, S. Ensaios sobre fotografia. São Paulo : Editora Arbor, 1996.
RAMOS, F.P. Imagem traumática e sensacionalismo, A intensidade da imagem-câmera em sua adesão ao transcorrer e sua tematização. Revista Imagens, São Paulo, n. 2. 1994.
Sites Consultados
http://www.zonezero.com/exposiciones/fotografos/witkin. 12/10/2002.
http://www.salon.com/people/bc/2000/05/09/witkin. 12/10/2002.
http://www.correnticalde.com/witkin/Witkin_26.html . 12/10/2002.
http://www.edelmangallery.com/witkin.htm . 12/10/2002.
http://www.photographerinterviews.com/2001/witkin . 12/10/2002.
http://www.smog.net/photographers/witkin0/ . 12/10/2002.
http://www.tne.net.au/matt/witkin1.htm. 25/10/2002.
http://www.deathrock.com/invoc/witkin/autobio.html . 25/10/2002.