Big Brother - APRESENTAÇÃO PRESENCIAL


Necessidade de espaço físico

Será necessário uma sala fechada e escura com aproximadamente 04 metros de largura por 10 de comprimento. Os equipamentos ficarão instalados atrás da tela de projeção com um recuo de 03 metros para retroprojeção. As pessoas ficarão, portanto, a até sete metros de distância da tela. A dimensão da tela proposta é de 02 metros X 03 metros.

Equipamentos

O equipamento básico da instalação é um computador Pentium IV, com relógio de 1GHz e no mínimo 128 Mb de memória RAM e softwares que serão posteriormente detalhados. Um projetor multímidia (datashow) com alto grau de definição da imagem e boa luminosidade.


Plano técnico detalhado

Definição

O desenvolvimento de sistema presencial, comandado por áudio, para apresentação de imagens digitais conta com a parceria da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Unicamp, com os professores José Mário De Martino e Rafael Santos Mendes, que orientaram o aluno Luciano Augusto Buniak Pinto.

Descrição

O contexto deste plano é o suporte técnico para a instalação multimídia "Big Brother" em eventos futuros. A instalação multimídia interativa presencial será constituída de uma sala contendo um instrumento de percussão e uma tela de projeção (veja a figura 1). Imagens serão projetadas na tela comandadas pelo som produzido pelos sujeitos interferentes com o instrumento de percussão. O controle da projeção será efetuado por um microcomputador dotado de entrada de áudio conectado a um projetor multimídia.

ver croqui

O trabalho teve por objetivo o desenvolvimento e implementação de solução técnica que permitiu a apresentação das imagens controlada pela entrada de áudio. O escopo do trabalho abrange a implementação do programa de computador responsável pelo controle da projeção das imagens a partir da análise em tempo real da entrada de áudio, assim como, prover o necessário suporte técnico para a instalação e a operação do equipamento durante o evento. O programa de computador foi desenvolvido e implementado com a linguagem de programação JavaTM, utilizando a plataforma J2SETM e tecnologia JavaTM Media Framework (JMF). A descrição da operação do sistema que norteará o desenvolvimento do programa é apresentada a seguir:

· No início da operação é apresentado na tela um mosaico composto das 50 imagens que compõem o acervo de imagens do sistema. As imagens do acervo têm todas o mesmo tamanho (proporção 3:2) e são orientadas no sentido vertical. As imagens que compõem o mosaico são versões reduzidas das imagens originais. As imagens do mosaico são apresentadas, em seqüência, da esquerda para direita e de cima para baixo, a partir do canto superior esquerdo.

· Após a formação do mosaico, o sistema passa a monitorar em tempo real a entrada de áudio até que seja detectada uma entrada válida.

· Serão reconhecidos 3 tipos de entrada: Uma, duas ou três batidas no instrumento de percussão. Cada tipo de entrada está associado a um processamento distinto:

o Uma batida: É apresentada uma única imagem na tela. A imagem e a posição de apresentação na tela são escolhidas aleatoriamente. A tela está virtualmente dividida em 3 faixas verticais, cada uma do tamanho de uma imagem. A da posição de apresentação da imagem é uma escolha aleatória entre essas três posições possíveis.

o Duas batidas: São apresentadas duas imagens na tela, uma na faixa esquerda, outra na faixa direita. A faixa central permanece escura. A seleção das duas imagens a serem apresentadas é efetuada em dois passos. Em um primeiro momento é feita uma escolha aleatória entre duas grandes opções: 1) Grupo de imagens pré-associadas pelo autor (este grupo contém conjuntos de duas imagens pré-selecionadas pelo autor para serem apresentadas simultaneamente na tela); 2) grupo de todos os conjuntos de duas imagens possíveis do acervo. Em um segundo momento, é selecionado para a apresentação um dos conjuntos de duas imagens do grupo selecionado.

  • Três batidas: São apresentadas três imagens, ocupando as três faixas da tela. De modo análogo ao caso anterior, a seleção das imagens a serem apresentadas é efetuada em dois passos. No primeiro é feita a escolha aleatória entre o grupo pré-associado pelo autor e o grupo de todas a combinações três a três das imagens do acervo. Em um segundo momento, é escolhido, também aleatoriamente, um dos conjuntos do grupo selecionado.
  • O reconhecimento de uma batida é efetuado pela estimativa da potência do sinal de áudio em uma determinada janela de tempo. Após a detecção de uma primeira batida o sistema aguarda, por um período pré-determinado, a ocorrência de uma segunda batida. Se esta não ocorrer, é reconhecida uma entrada do tipo "Uma batida". Analogamente, se ocorrer a segunda batida o sistema aguarda a ocorrência de uma terceira batida. Somente após este processo de decisão sobre qual tipo de entrada ocorreu é que o sistema inicia o processo de apresentação de imagens.
  • As imagens são apresentadas através de mecanismo de fade-in modulado pela intensidade da batida no instrumento. Batidas fortes (alta energia sonora) resultam em uma apresentação mais abrupta das imagens. Batidas menos intensas resultam em um surgimento (fade-in) mais lento.
  • A apresentação de duas e de três imagens (duas ou três batidas) é efetuada mantendo-se o intervalo temporal definido pelas batidas. Assim, uma seqüência mais rápida de batidas faz com que o intervalo entre o início da apresentação entre as imagens seja menor. Analogamente, seqüências de batidas mais lentas acarretam um intervalo maior.
  • Cada imagem será apresentada por um mesmo período de tempo. Esgotado o seu tempo de apresentação, a imagem é apagada da tela.
  • Após a retirada de todas as imagens associadas a uma entrada do usuário, o sistema retorna ao estado de monitoramento da entrada de áudio, repetindo o ciclo de tratamento, caso haja uma entrada válida.
  • Caso nenhuma entrada válida seja detectada após intervalo de tempo pré-definido, o sistema volta a apresentar o mosaico de imagens. Após a apresentação do mosaico, o sistema retorna ao estado de monitoramento da entrada de áudio, repetindo o ciclo de tratamento, caso haja uma entrada.

conceito | galeria de fotos alteradas | BB arg - versión argentina | comentários